Angola registrou um grande crescimento no setor das tecnologias de informação no ano de 2007. Segundo dados apresentados pelo Governo Angolano, publicado no Jornal de Angola, cerca de 3 milhões de cidadãos tem acesso a internet.Atualmente, quase todos os bairros de Luanda há um cyber café, o que facilita o acesso a internet. No entanto, o número de pessoas que possuem computadores em suas casas são baixos.
O Governo implantou varios projetos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC'S. A criação do Portal do Governo e de todos os ministérios e a realização do Fórum Internacional das Tecnologias da Informação, contribuiu para o avanço no país.
Empresas públicas e privadas investem no acesso a internet. A congregação católica dos Salesianos de Dom Bosco em Angola, através de seus centros de formação e escolas em várias cidades, disponibilizam aos cidadãos a inclusão digital, com cursos, acesso para pesquisa e para estudos.
A Escola Dom Bosco de Luanda, localizada no bairro da Lixeira no Sambizanga, conta com um laboratório de informática equipado com mais de 40 computadores ligados a internet de banda larga. A escola Dom Bosco de Luena, os centros de formação profissional Dom Bosco em Dondo, Calulo e Ndalatando também disponibilizam computadores com internet para a população.
Os Salesianos de Dom Bosco em parceria com a Universidade Católica de Brasília, disponibilizam os laboratórios de informática para os alunos dos cursos a distância da UCB Virtual para seus estudos, pesquisas e participação nas ferramentas de interação e comunicação na internet.
A Universidade Católica de Brasília, através de sua universidade virtual, a UCB virtual, realiza um grande trabalho de inclusão digital e educacional no país. Hoje é possível, aquele professor da escola pública da cidade de Dondo no Kwanza Norte, realizar seu sonho de ter uma formação acadêmica. Basta dirigir-se ao Centro profissional Dom Bosco de Dondo e realizar os procedimentos para o ingresso na faculdade, estudando via internet em uma das melhores universidades do Brasil sem sair de Angola.
O avanço da internet é o avanço do ensino e da informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário